“Conhecer para preservar”. Esta é uma expressão que você talvez já tenha ouvido em algum momento de sua vida. De fato, quando conhecemos algo, e entendemos do que se trata, iniciamos um processo de apreciar esse novo, respeitá-lo e preservá-lo para que mais pessoas possam conhecer.
No município de São Roque, interior de São Paulo, há uma unidade de conservação denominada Parque Natural Municipal Mata da Câmara (conhecida, geralmente, apenas por ‘Mata da Câmara’)
Ela fica na área central do município, cercada por sítios, chácaras e loteamentos.
É um remanescente (isto é, um fragmento) de Mata Atlântica com uma diversidade de seres vivos muito grande: árvores, fungos, insetos e aves são apenas alguns dos grupos facilmente encontrados nesse ambiente. Embora a diversidade biológica seja grande, ainda não temos o conhecimento de boa parte desses fungos, animais e plantas.
Para conhecer esse complexo ambiente, que sofre, muitas vezes, diversas ações antrópicas, precisamos conhecê-lo. E, para conhecer os inúmeros seres vivos que nele habitam, precisamos fazer pesquisas. Sem pesquisas, não chegamos a identificar esses organismos e, então, essa imensa biodiversidade pode passar despercebida.
Este material que você tem em mãos foi criado para você conhecer um pouco dos vertebrados que são encontrados na Mata da Câmara: aves, anfíbios e mamíferos. Até o momento da publicação deste material, ainda não foram realizadas pesquisas para identificar peixes e répteis.
Este material traz informações que podem interessar a qualquer leitor e, também, ser utilizadas para fins educacionais; professores e estudantes podem obter material para instigar a curiosidade, realizar pesquisas escolares ou, simplesmente, deleitar-se com as fotografias.
Qualquer que seja o seu interesse, nós, os autores, desejamos que você possa fazer bom uso deste material.
Os Autores.