As escolas públicas de São Roque coletaram mais de 4 mil litros de óleo usado, durante suas atividades no Programa Meio Ambiente nas Escolas (PMANE) deste ano. Na última quinta-feira, 15 de dezembro, representantes das 27 escolas participantes receberam os certificados de participação no programa, durante evento realizado no C.E.C.T. Brasital. A iniciativa, realizada através parceria entre a Preserva Recicla, o Instituto Auá, o Departamento de Educação e o Óleo Vitaliv, busca conscientizar as crianças sobre o descarte correto do óleo de cozinha usado, tendo as escolas como pontos de coleta e envolvendo alunos, professores e toda a comunidade local, numa grande ação em prol do meio ambiente.

“Esta é uma ação importantíssima, pois permite que trabalhemos a Educação Ambiental com os nossos alunos, um tema que se torna cada vez mais importante. Cada uma das escolas teve liberdade para elaborar suas estratégias de arrecadação do óleo, através de atividades desenvolvidas com os alunos, tanto em sala de aula, quanto fora das escolas. Com isso, vemos nossas crianças desenvolvendo um grande carinho pela natureza e adquirindo conhecimentos que eles levarão para a vida toda”, afirmou a Diretora de Educação de São Roque, Dircelene Segura.

Em 2022, o PMANE completou 10 anos, sendo realizado pela Preserva Recicla e pelo Instituto Auá, em parceria com prefeituras e outros parceiros locais. Realizado em 27 municípios do Estado de São Paulo, São Roque passou a integrar o programa no ano passado, contando com o apoio do Óleo Vitaliv.

Mesmo integrando a pouco tempo o programa, através do trabalho desenvolvido nas 27 escolas, alunos e professores uniram a comunidade em prol do meio ambiente, coletando 4.155 litros de óleo usados. Um resultado expressivo e que foi celebrado no evento de quinta-feira, onde além de receberem os certificados de participação, as escolas que mais arrecadaram o material receberam também prêmios especiais.

Os representantes das escolas Allan Kardec, Professora Maria José Ferraz Schoenacker e Professora Olga de Toledo Farias, ficaram respectivamente com o 4ª, 5º e 6º lugar, recebendo o troféu da ação e o gibí da Capitã Recicla, que será distribuído aos alunos das escolas.

Já a EMEI “Roque de Moraes Góes” ficou com o 3º lugar, recebendo uma caixa e som, além do troféu da ação. A EMEI “Professora Ivonne Tagliassachi Godinho” foi a 2ª colocada e seus representantes receberam o troféu e uma caixa de som com microfone.

A grande campeã das escolas municipais foi a CMEI “Professora Niobe Carlassara Fernandes”, que além do troféu, também recebeu uma Smart TV de 43 polegadas.

“É um trabalho importante de conscientização da nova geração, que vai pensar mais sobre como cuidar do meio ambiente. Agradeço a comunidade escolar, aos gestores das instituições de ensino e ao Departamento de Educação pela parceria e que este projeto possa sempre evoluir e contribuir com a preservação da natureza”, afirmou Renata Antunes, representante do Óleo Vitaliv.

Não é permitida esta ação Ícone "Verificada pela comunidade"