Informação e Cultura em Revista

BUSCAR

EDUCAÇÃO / TECNOLOGIA

Alunos da Fatec São Roque inserem idosos no universo digital

Inclusão Digital

Estudantes do curso de Sistemas para Internet ensinam ao grupo do Centro de Referência de Assistência Social desde o be-a-bá até a identificar e fugir de possíveis golpes

Quando eles nasceram, os aparelhos de televisão haviam acabado de fazer sua estreia no País, as geladeiras eram motivo de orgulho para quem desfrutava dos benefícios desse novo eletrodoméstico e a música chegava às casas pelo rádio e pelas vitrolas manuais, que tocavam discos de vinil. A internet é um campo desconhecido que as pessoas com mais de 65 anos começam a desbravar.

A tarefa de introduzir um grupo de idosos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) local ao universo da internet foi confiada aos estudantes do curso superior de tecnologia em Sistemas para Internet da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) São Roque.

“A experiência tem sido fantástica”, elogia o professor Pedro Antonio Galvão Junior, à frente do projeto. “Os idosos gostam do aprendizado, que vai desde ligar o computador e acessar a conta bancária até instalar aplicativos confiáveis e entrar nas redes sociais”, explica.

Os estudantes vão duas vezes por semana ao local, onde passam uma hora ajudando o grupo. “Contamos com o apoio da prefeitura, que fornece transporte e alimentação para os jovens”, informa o professor. Entre os alunos está Emanuele Cristina da Silva, que considera o trabalho gratificante. “A dificuldade que as pessoas da terceira idade têm com a tecnologia começa com o vocabulário, que traz muitos termos novos. Eles precisam se proteger, até para não cair em golpes”.

Emanuele acredita que aprende muito com a turma do Cras. “Nós trocamos histórias. É importante perceber certos cenários sob a perspectivas deles”, diz a estudante. Como exemplo, ela cita a conversa olhos nos olhos. “Hoje é impossível imaginar um mundo sem o celular, mas precisamos equilibrar as coisas e não deixar de viver de verdade”, conclui.

A instituição

Sobre o Centro Paula Souza

Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centro Paula Souza (CPS) administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob supervisão de uma Etec –, em mais de 340 municípios. As Etecs atendem mais de 226 mil alunos nos Ensinos Técnico, Integrado e Médio. Nas Fatecs, o número de matriculados nos cursos de graduação tecnológica supera 91 mil estudantes. Além dos cursos técnicos e superiores de tecnologia, a instituição oferece Formação Continuada e Pós-graduação (stricto sensu e lato sensu).

Assessoria de Comunicação do Centro Paula Souza
Tel: (11) 3324-3385 / 3324-3362 / 3324-3363

VENHa PARA O nosso
E-marketplace

Não é permitida esta ação Ícone "Verificada pela comunidade"