Informação e Cultura em Revista

BUSCAR

ESPORTES

Seleções de São Paulo e do Centro-Oeste são as campeãs da Copa Cultura Inglesa de Rugby Sevens no "Quintinão"

Copa Cultura Inglesa

O Campeonato Brasileiro Juvenil de Seleções Regionais de Rugby Sevens, foi realizado nos dias 13, 14 e 15 no Estádio Quintino de Lima, em São Roque (SP), com quatro categorias em disputa: sub 19 e sub 17, masculino e feminino

A Copa Cultura Inglesa 2024 agitou a cidade de São Roque, no interior paulista, com as disputas dos títulos brasileiros de rugby sevens das categorias M19 feminina, M19 masculina, M17 feminina e M17 masculina. Ao todo, 27 seleções regionais estiveram no torneio, que envolveu mais de 450 atletas em três dias de muita ação. O Centro-Oeste, formado por atletas do Melina Rugby Clube, do Mato Grosso, ergueu a taça no M19 feminino, enquanto as seleções paulistas dominaram as demais categorias, com a seleção de São Paulo Interior vencendo o M19 masculino, São Paulo Capital triunfando no M17 feminino e São Paulo Vale celebrando no M17 masculino.

 

Centro-Oeste campeão mais uma vez

A categoria mais velha do juvenil feminina, o sub 19, foi dominada neste ano pelo Centro-Oeste, que já havia ficado com a taça no ano passado. A equipe roxa fez campanha invicta na primeira fase e encarou São Paulo Capital na disputa do título, após ter vencidos as paulistanas na primeira partida por 31 a 0. O jogo final foi mais parelho, mas mesmo assim o Centro-Oeste negou pontos a São Paulo Capital e celebrou o 19 a 0 com tries de Claudinha, Izabelly e Ana Júlia.

Ingridy, do Centro-Oeste, comentou a vitória: “foi um trabalho muito duro ao longo do ano e estávamos muito unidas. É muita emoção para nós com esse título”.

O terceiro lugar ficou com o Paraná, que superou o Rio de Janeiro na disputa do bronze por 31 a 7 incontestáveis.

 

Seleções paulistas brilham em São Roque

Foram três títulos paulistas neste domingo e quem abriu a sequência foi a seleção M17 feminina da Capital, que fez disputa emocionante com a seleção do Interior paulista. Os dois times tiveram as melhores campanhas na primeira fase, com o Interior sofrendo pontos apenas diante da Capital. Foram as paulistanas que chegaram à final com vantagem após terem vencido no primeiro duelo por 22 a 7. Na decisão, o jogo foi mais parelho e a Capital voltou a se impor por suados 12 a 0, com tries de Geovanna “Pereirão” no primeiro tempo e Laís Sugarava na segunda etapa.

“Estou muito feliz com o título. Estive lesionada no ano passado e, por isso, esse título é muito mais especial. Sem esse time unidos não conseguiríamos”, comentou, Geovanna, atleta das Leoas de Paraisópolis e de São Paulo Capital. Já o terceiro lugar ficou com o Vale do Paraíba, em triunfo pelo bronze sobre o Paraná por 17 a 7.

Nas categorias masculina, Interior e Vale ficaram com os títulos. No M17, a taça foi do Vale do Paraíba, que festejou pelo segundo ano seguido na categoria ao derrotar os rivais de São Paulo Capital em jogo eletrizante decidido na bola final a favor do Vale: 15 a 12. Richard, atleta do Jacareí foi o grande nome da partida com nada menos que três tries para o Vale, incluindo o try decisivo na bola final.

Título que é reflexo do nosso trabalho. Batalhamos muito para estarmos aqui e ficamos com o título num jogo incrível, muito disputado. Foi com emoção até o fim”, falou outro nome do Vale, João Vitor Vilas, do Jacareí. Já o terceiro lugar ficou com São Paulo Interior, que se impôs sobre o Paraná por 35 a 0.

Por fim, no M19, o Interior brilhou com triunfo por 28 a 5 em jogo de domínio do início ao fim. Davi, Gustavo e Carlos Henrique marcaram os tries no primeiro tempo e Andrei, que já defendeu a seleção brasileira adulta de rugby sevens, correu para o try que fechou a vitória.

Foi um jogo muito duro e o Paraná veio empolgado após vencer a Capital. Meu time soube se portar bem e ficamos com o título. Muita alegria”, falou Andrei, do Jacareí e do Interior, destaque do jogo. Pelo bronze, o Vale venceu a Capital em duelo de muita rivalidade finalizado em 17 a 5.

A Copa Cultura Inglesa permitiu aos treinadores das seleções brasileiras observarem os talentos. Crystal Kaua, treinadora neozelandesa das Yaras, a seleção brasileira feminina de rugby sevens, comentou sobre sua visita a São Roque. “Adorei as pessoas, a alegria e a paixão pelo rugby que vi em campo. É um país cheio de potencial e pude ver atletas com muita qualidade técnica e com velocidade. Temos talento no Brasil”.

Confira os resultados

Dias 13, 14 e 15/12 Local: Estádio Municipal Quintino de Lima – São Roque (SP)

VENHa PARA O nosso
E-marketplace

Não é permitida esta ação Ícone "Verificada pela comunidade"